Crítica: Repetições desenfreadas prejudicam bom momento da Televisa

Quem conhece as tramas mexicanas sabe que a fama de que toda novela se resume ao clichê da empregada pobre que se apaixona pelo patrão rico é imerecida. No entanto, uma sequência de repetições, tanto em histórias quanto em personagens, vem acontecendo em proporções maiores e mais rapidamente que o normal na Televisa. Muitas vezes, em uma distância de tempo muito curta ou até nula.  Esse problema vai além de atores marcados por mocinhos chorões ou vilões maniqueístas, algo que sempre foi muito comum no casting da emissora mexicana. O que não falta atualmente são semelhanças gritantes entre uma novela e outra.

Os casos mais recentes são encontrados na atual novela estelar da casa, ‘Caer En Tentación’. Aqui, Silvia Navarro interpreta Raquel, mulher rica que acredita viver em um casamento repleto de amor, mas é surpreendida quando descobre o engano de seu marido com outra e, posteriormente, começa uma relação com um amigo próximo. Essa mesma premissa foi usada na personagem anterior de Silvia, a Regina de La Candidata. A outra protagonista do melodrama, Adriana Louvier, é Carolina, que sofre um acidente de carro e cria a dúvida se ela permanece viva ou não por algum tempo. Algo muito semelhante a Julia, personagem que a mesma Adriana viveu em ‘Sin Rastro De Ti’. Ainda em ‘Caer’, mas fugindo do rol protagônico, temos Julieta Eguarrola. Aqui, ela vive uma viúva rica que nunca gostou da nora e quando o filho sai de cena, decide proteger seus netos. A mesmíssima história foi vivida pela personagem de Julieta em ‘Mujeres De Negro’. Nesse caso, até a caracterização é igual.

Imagem: Divulgação/People En Español

Partindo para outro horário, temos Horacio Pancheri vivendo o doutor Sérgio em ‘En Tierras Salvajes’. Prestativo e de bons sentimentos, possui as mesmas características do doutor Carlos, o personagem anterior do argentino em ‘Un Camino Hacia El Destino’. Inclusive, a medicina é a profissão de outros dois mocinhos da atualidade: Raúl (Andrés Palácios) em ‘El Vuelo De La Victoria’ e Robert/Juan Pablo (Daniel Arenas) em ‘Mi Marido Tiene Familia’. Esse último leva o terceiro “Pablo” consecutivo em sua carreira em menos de três anos. Analisando outros casos recentes, temos o de Danilo Carrera. Dos três personagens que o equatoriano interpretou na Televisa, dois eram filhos bastardos que tentavam se apoderar da fortuna do pai que o desprezou. Luz Maria Jerez esteve tanto no elenco de ‘Tres Veces Ana’ quanto no de ‘La Candidata’. Em ambas as produções, que foram exibidas ao mesmo tempo, ela deu vida a uma rica e depressiva mulher com problemas familiares.

A desenfreada repetição não se restringe aos atores e é notada até mesmo nas próprias histórias centrais das novelas. Por exemplo, no ano passado, ‘El Bienamado’ e ‘La Candidata’, apesar de serem de gêneros diferentes, tinham seus protagonistas competindo por um importante cargo político. O pior: elas eram exibidas em faixas vizinhas. Um pouco mais longe, ‘Vino El Amor’, ‘La Doble Vida De Estela Carrillo’ e ‘Despertar Contigo’ chegaram a abordar, quase que ao mesmo tempo, a imigração e o preconceito de latinos residentes nos Estados Unidos. Mais um: a última novela citada tinha como um de seus cenários principais uma oficina mecânica, principal locação de ‘Enamorándome De Ramón’, estreada pouco tempo depois. Nas duas novelas, Gonzalo Peña viveu o noivo interesseiro da protagonista.

Porém, se engana quem acredita que as curiosas ‘coincidências’ acabarão em breve. A próxima novela das 19h, ‘Me Declaro Culpable’ trará advogados em seu núcleo principal, assim como a próxima novela de José Alberto Castro, ‘El Despacho’, que deve ser veiculada no mesmo horário em sequência. As duas tramas também tem a traição como eixo central, assim como a atual e já citada ‘Caer En Tentación’, a próxima produção de Nicandro Diaz e ‘Renacer’, seguinte novela de Carlos Moreno. Remake de ‘Mirada De Mujer’, ‘Renacer’ contará a história de uma mulher que, após ver seu feliz casamento terminar, desacredita no sentido da vida. Isso muda até o momento em que ela conhece um jovem que a faz redescobrir o amor. O mesmo mote, porém invertendo a posição dos personagens, foi vivido pelos mocinhos de ‘Vino El Amor’.

Imagem: Divulgação/Univision

           Entretanto, o caso mais interessante é o de Mayrin Villanueva. Já gravando sua próxima novela, ‘Me Declaro Culpable’, ela dará vida a protagonista Alba, que decide acabar com a vida do marido para o bem da família. Quando é presa, ela é defendida incansavelmente por seu advogado, que termina um casamento de anos após se descobrir apaixonado pela cliente. Mais a diante, Alba descobrirá que não foi ela a responsável pela morte de seu esposo. O enredo é idêntico ao da protagonista anterior de Mayrin, em ‘Mujeres De Negro’. A diferença é que na trama já finalizada, Vanessa acaba com a vida do marido em uma explosão de um barco, enquanto na próxima novela será por meio da eutanásia.

Outros casos como os citados não são difíceis de serem identificados na grade do Las Estrellas. A impressão que passa é que não existe mais nenhum critério em relação a repetições ou preocupação com desgastes na atual gestão da Televisa. É importante dizer que não cabe aos produtores identificarem e corrigirem esses erros, mas sim a alta cúpula, que é quem avalia o que será aprovado para ir ao ar e o que não, assim como quais atores podem interpretar determinados personagens.

A Televisa passa por um momento interessante com suas novelas. Mais que antes, as tramas estão fugindo o clichê e apostando em novos temas, mas as excessivas repetições colocam isso a perder. São situações que podem passar em branco num primeiro momento, mas que cansa o público, mesmo que inconscientemente. Fica a sensação de estar sempre assistindo a mesma coisa, desanimando o telespectador a seguir acompanhando as tramas, o que prejudica o rendimento da audiência. Erros que podem ser corrigidos lá atrás para evitar males piores lá na frente.

One thought on “Crítica: Repetições desenfreadas prejudicam bom momento da Televisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *